O futuro da aviação, além da nuvem

05/02/2020 Posted by Negócios, Tecnologia, Tendências 0 thoughts on “O futuro da aviação, além da nuvem”

Inovações que logo logo devem chegar aos aeroportos. 

 

Qualquer pessoa que já viajou de avião sofreu com a angústia de não se atrasar no trânsito até o aeroporto, com as incertezas sobre as condições meteorológicas previstas para o vôo e com o incômodo da demorada espera nas esteiras para recolher a bagagem, isso para citar só alguns exemplos.

Com o foco em resolver questões como essas e proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários, a indústria da aviação tem buscado nas ferramentas de inteligência artificial e análise de dados soluções para melhores viagens.

Um exemplo é a Delta Air Lines, cujo CEO, Ed Bastian, anunciou recentemente os planos da empresa para que dentro de alguns anos sejam notadas significativas diferenças. “Hoje vocês vão ver como as viagens serão em 2025”, disse ele antes de apresentar algumas inovações que estão sendo preparadas pela companhia. 

Em uma pesquisa feita pela Delta, usuários e funcionários utilizaram fitbits (espécie de pulseiras inteligentes muito usadas por esportistas) para identificar quais são os momentos de maior tensão. Interações mais amistosas e acolhedoras dos atendentes, como era de se esperar, fazem com que as pessoas se sintam mais à vontade e menos tensas.

O deslocamento que precede o embarque mostra um dos picos de estresse. Por isso o aplicativo da companhia aérea vai fornecer informações de tráfego e acompanhar o trajeto dos clientes até o aeroporto. Em parceria com a Lyft, também será possível solicitar corridas diretamente pelo app. 

Os meteorologistas da empresa fornecerão informações sobre a previsão do tempo e as chances de turbulência nos voos. Há também a expectativa de incorporar o serviço de entrega das bagagens diretamente no destino final dos passageiros, aprimorar o rastreamento das malas e tornar o processo de embarque mais rápido com identificação biométrica.

Também temos exemplos brasileiros. O aplicativo do Aeroporto Internacional de Guarulhos – o maior da América do Sul – já fornece mapas dos terminais, a relação e a localização das lojas e serviços em cada um deles e indica rotas de acesso e informações de trânsito. Recentemente a GOL implantou pela primeira vez no Brasil o embarque por biometria facial no Aeroporto do Galeão, no Rio.

Outro dos destaques na fala de Ed Bastian é a ideia de proporcionar mais personalização e comodidade por meio da exibição, em telas individuais, de informações direcionadas a cada um dos passageiros, tais como o portão de embarque e indicações de como chegar até ele, além de opções de entretenimento.

Os anúncios foram feitos durante a Consumer Electronic Show (CES) 2020, realizada no início do mês em Las Vegas, e podem ser assistidos aqui

(Crédito da imagem: Jan Vašek por Pixabay)

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *