Além do conteúdo, dispositivo onde avaliações e reviews são postados tem relação com a confiabilidade sentida pelos leitores, aponta estudo.
É bem provável que você já tenha consultado comentários e reviews sobre um estabelecimento ou serviço antes de consumir ou fazer uma compra. Com a disseminação das plataformas online, tais como Booking, Trip Advisor, Yelp, Amazon, Foursquare e mesmo as ferramentas do Google, consultar as opiniões de outros usuários virou uma etapa praticamente obrigatória no processo de decisão de muitas pessoas. O curioso é que, em matéria de relevância, não apenas o conteúdo dessas avaliações importa.
Uma pesquisa, publicada recentemente pela Universidade de Connecticut (UConn) e veiculada na Revista Marketing Science, explorou algumas diferenças na percepção dos leitores dessas contribuições com base na plataforma onde foram geradas.
Ao avaliar 275 mil avaliações de restaurantes, estudiosos da UConn, do Boston College e da Universidade de Pequim perceberam que as publicações feitas utilizando um dispositivo móvel obtiveram de 10% a 40% menos curtidas que as postadas de um desktop ou laptop.
Uma das hipóteses do estudo é que a natureza do tempo real nas análises veiculadas pelo celular faz com que os revisores não tenham tempo suficiente para refletir sobre suas opiniões, o que teria impacto sobre a qualidade da informação.
Esses comentários, portanto, podem não ser tão úteis para os leitores, mas ficou claro com o estudo que é bastante relevante para aqueles que os escrevem. “Escrever críticas pode ser terapêutico e ajudar os consumidores a entender suas experiências – aumentando o valor para os redatores, se não para aqueles que lêem as críticas”, comentam os autores da pesquisa. Sam Ransbotham, um dos pesquisadores que coordenou o trabalho, completa destacando que há prós e contras em incentivar o “boca a boca” pelos dispositivos móveis: “Como as análises móveis podem não se beneficiar da reflexão, as plataformas móveis podem, na verdade, incentivar o feedback de clientes menos engajados”.