Custos e benefícios de uma solução cada vez mais utilizada
pelas organizações.
Como analisar a massiva quantidade de dados armazenados e em armazenamento em todo o mundo? Somente em 2017, algo como 1,8 trilhões de gigabytes foram criados e estudo da consultoria IDC estima um crescimento de até 10 vezes ao longo dos próximos cinco anos.
A capacidade de analisar estes dados diferenciará as organizações. Aquelas capazes de extrair conhecimento e resultados, investindo em Data Analytics, prosperarão. A pergunta feita por gestores e consultores é como fazer o melhor investimento de tempo e recursos. Ou, de forma mais prática: criar uma estrutura própria ou contratar uma consultoria?
A resposta está em determinar quão críticos para os negócios são os dados armazenados (ou disponíveis) na organização.
- Dados críticos para a sobrevivência dos negócios devem ser, preferencialmente, analisados por equipes internas, atualizadas e capazes. Estas equipes beneficiam-se do apoio de consultores e redes externas.
- Já os dados considerados de suporte, facilitadores dos processos de tomada de decisão, mas não necessariamente críticos, podem ter sua análise terceirizada.
Atenção para o detalhe: podem e devem! A base da Data Analytics e sua capacidade de transformar os negócios está na visão de que todos os dados devem ser analisados. É a análise que determinará o que é ou não relevante.