CEO da Gotodata é uma das entrevistadas em livro de Patrícia Knebel.
O lançamento do livro Mundo Conectado, da jornalista Patrícia Knebel, movimentou a Futurecom, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina. Com foco na revolução promovida pela Internet das Coisas, a obra traz o resultado de entrevistas com 50 especialistas de empresas, universidades e instituições de pesquisa. A CEO da Gotodata, Paula Oliveira, é uma das entrevistadas.
A Internet das Coisas, ou IoT, do inglês Internet of Things, é um sistema interligado de dispositivos – mecânicos ou digitais – identificados individualmente e com a capacidade de trocar informações em rede, sem intervenção humana. O Why, Blog de Ideias da Gotodata, já falou sobre seu impacto na segurança aqui e de sua relação com a Indústria 4.0 aqui, além de sua interdependência com o 5G. Sua articulação com a Inteligência Artificial e Blockchain vai transformar o modo como nos comportamos. “Aos dispositivos de IoT cabe criar uma camada digital sobre o nosso mundo físico, viabilizando uma cadeia de valor imaterial para o tráfego de dados acerca de quase tudo e todos, em quase todos os lugares”, acredita Paula Oliveira.
A Internet das Coisas pode impactar desde a vida pessoal à produção nas grandes indústrias, alcançando sistemas de segurança, saúde e educação, entre outras inúmeras possibilidades. Atualmente, 14,2 bilhões de dispositivos estão conectados à internet em todo o mundo, segundo levantamento da Gartner. Até 2021, esse número deve chegar a 25 bilhões. O volume de dados que todos esses aparelhos vão gerar e compartilhar cresce de forma exponencial. Em 2020, produziremos 67 zettabytes (ZB) de dados. Trata-se de um volume 134 vezes maior do que todo o conteúdo armazenado na web em 2009, quando tínhamos apenas 0,5 ZB na rede. Paula Oliveira alerta para a importância destes dados:
“Ainda mais impressionante do que o alto nível de investimento e expectativa em torno desta tecnologia é a quantidade massiva de dados disponíveis e acessíveis, nas suas mais diversas formas. Porém, na maior parte das vezes, tais dados permanecem armazenados, rapidamente se desconectam do contexto em que foram coletados e não são transformados efetivamente em fontes de valor”.
O livro Mundo Conectado aborda os desafios e oportunidades relacionadas à disseminação da Internet das Coisas. Idealizado pelo empresário Alexandre Bueno, produzido pela Estúdio Editorial, com textos da jornalista Patrícia Knebel, o livro traz diversos cases, como da Natura, Mercedes Benz, Prefeitura de Campinas, John Deere, Embraer, Microsoft e Grin Brasil. Seu lançamento movimentou o estande da Estúdio Editorial, reunindo especialistas, formadores de opinião, empresários e o público da Futurecom.