Inteligência artificial e automação vão eliminar 800 milhões de postos de trabalho. Onde novas vagas serão abertas?
As TICs e a automação podem eliminar 800 milhões de empregos no mundo, até 2030. O estudo, compilado pelo McKinsey Global Institute, apresenta os efeitos da adoção generalizada das novas tecnologias de informação e comunicação no mercado de trabalho.
A automação e a Inteligência Artificial são apontadas como responsáveis por eliminar ou substituir postos de trabalho em praticamente todas as áreas da economia.
O estudo, entretanto, revela que nem todos os postos serão fechados. Estima-se que até 375 milhões de pessoas enfrentarão o desafio de mudar de atividade, aprendendo novas habilidades.
E mais, novas possibilidades surgem. Entre elas:
- Postos gerados pela elevação do consumo e da renda, especialmente em países em desenvolvimento;
- Especialidades ligadas aos serviços oferecidos à população idosa;
- Investimentos em energias sustentáveis e alternativas;
- Profissionalização dos serviços domésticos, abertos pelo crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
Tanto a busca por uma nova oportunidade como a aprendizagem de novas habilidades oferecem um desafio às áreas de gestão de pessoas das organizações, como dissemos aqui.
As empresas capazes de avaliar os talentos, as conquistas e a experiência de seus funcionários estarão à frente no processo de reinserção e requalificação.