O machine learning (ou aprendizagem de máquina) é um desenvolvimento das possibilidades de Inteligência Artificial. Entre os sistemas criados para emular a maneira como os humanos pensam, o machine learning é um que busca a capacidade de aprender “sem ser explicitamente programado”. Ou seja, todo machine learning é Inteligência Artificial, mas a recíproca não é verdadeira, pois há um universo de outras possibilidades de AI.
No aprendizado de máquina, técnicas estatísticas são aplicadas pelos computadores para aprender a identificar automaticamente padrões em dados. Como resultado, são capazes de fazer previsões com alto índice de acerto.
Nem precisamos dizer que não é coisa de ficção científica. Computadores já aprendiam a jogar damas ou xadrez, sozinhos, na década de 1960. E atualmente, eles estão nos sistemas de recomendação dos mecanismos de busca, no reconhecimento dos padrões de desenho manuscrito e na prevenção de fraudes bancárias, entre muitos outros.
E a tendência é crescer. De acordo com o IDC, organizações investiram US$ 12.5 bilhões em sistemas de AI, em 2017.
Veja aqui uma apresentação das mais bacanas e didáticas para entender a capacidade do machine learning em identificar padrões de dados e fazer previsões.