Entenda como a análise de dados pode incrementar a eficiência no âmbito jurídico.
As práticas de Data Analytics têm sido úteis nos mais variados segmentos de empresas e outras organizações atualmente. Não seria diferente com os escritórios de advocacia, as consultorias jurídicas ou até mesmo os setores que tratam dos assuntos legais nas grandes corporações. Na busca por mais eficiência e lucratividade, profissionais com interface no Direito têm encarado os dados como aliados.
A primeira das aplicações das técnicas e métodos de análise de dados no âmbito legal é na avaliação de séries históricas para apontar tendências e indicar os resultados mais prováveis para determinado tipo de processo. Com isso é possível embasar melhor a decisão entre litigar, negociar um acordo ou adotar outra abordagem, reduzindo custos e riscos.
Também é possível utilizar Data Analytics para monitorar o andamento dos processos da empresa, dos concorrentes e do mercado, possibilitando a adequação ao ambiente em que a organização se encontra e incrementando seus diferenciais.
Por fim, pode-se estabelecer estratégias baseadas nas performances individuais dos atores envolvidos nos processos, tais como juízes e advogados, levando em conta posicionamentos recorrentes.
A análise de dados no Direito aparece, assim, como um imperativo dos dias atuais, marcados por um cenário tão competitivo. Ao utilizar a tecnologia e o saber específico em Data Science, as habilidades dos juristas e das empresas jurídicas podem ser significativamente incrementadas.