Cresce a adoção pelas empresas de ferramentas de Inteligência contínua, Augmented Analytics e Machine Learning.
Os dados vêm conquistando espaço na visão corporativa como um ativo de grande importância estratégica nos últimos anos. Na esteira dos rápidos avanços tecnológicos, grandes massas de dados aparecem como um manancial inesgotável de potencialidades para as organizações.
Evidência dessa escalada de valorização é que atualmente quase a metade das estratégias corporativas já mencionam a área da Data Analytics como segmento chave de geração de valor nas empresas, proporção que deve chegar aos 90% até 2022, segundo estima a Gartner Inc.
Organizações com foco em evolução e desenvolvimento têm incentivado a expansão da cultura dos dados entre seus colaboradores e buscado a estruturação de seus processos e investindo em tecnologia e em formação. A expectativa é de que em três anos, cerca de um terço das organizações terão seus CDOs (Chief Data Officers) em parceria com os CFOs (Chief Financial Officers) na avaliação e utilização de dados para aprimorar sua gestão.
Cada vez mais os dados devem subsidiar a tomada de decisões. Ao listar 10 tendências tecnológicas de Data & Analytics para 2019, um dos destaques é o uso de inteligência contínua para utilizar dados em tempo real, melhorando assim a qualidade do processo e dos resultados decisórios. Até 2022, 50% dos sistemas devem incorporar essa dinâmica em novos negócios. IA e Machine Learning serão aliados para gerar insights estratégicos e evitar problemas que impactem a gestão empresarial.
A busca por desenvolver modelos explicáveis e interpretáveis de inteligência artificial é outro tema em voga. Ferramentas de IA estão cada vez mais presentes, mas muitas funcionam de tal maneira que não é possível saber como ou por que chegaram a determinada recomendação ou decisão. A demanda dos usuários por transparência e confiabilidade e alguns parâmetros regulatórios adotados em escala mundial geram essa batalha contra as “caixas-pretas”, das quais já tratamos em outro artigo.
E as grandes responsáveis pela próxima onda disruptiva na área de Data Analytics serão as soluções de Augmented Analytics, que usa técnicas de Machine Learning e IA para transformar como os conteúdos das análises de dados são desenvolvidos, consumidos e compartilhados. Para os especialistas , essas ferramentas dominarão em pouco tempo o direcionamento de novas aquisições de soluções de Business Intelligence e análise de dados, bem como as plataformas de data science e aprendizado de máquina de análise incorporada.