Quando terceirizar a análise de dados?

16 de agosto de 2018 Posted by Data Science, Negócios 0 thoughts on “Quando terceirizar a análise de dados?”

Custos e benefícios de uma solução cada vez mais utilizada
pelas organizações.

Como analisar a massiva quantidade de dados armazenados e em armazenamento em todo o mundo? Somente em 2017, algo como 1,8 trilhões de gigabytes foram criados e estudo da consultoria IDC estima um crescimento de até 10 vezes ao longo dos próximos cinco anos.

A capacidade de analisar estes dados diferenciará as organizações. Aquelas capazes de extrair conhecimento e resultados, investindo em Data Analytics, prosperarão. A pergunta feita por gestores e consultores é como fazer o melhor investimento de tempo e recursos. Ou, de forma mais prática: criar uma estrutura própria ou contratar uma consultoria?

A resposta está em determinar quão críticos para os negócios são os dados armazenados (ou disponíveis) na organização.

  • Dados críticos para a sobrevivência dos negócios devem ser, preferencialmente, analisados por equipes internas, atualizadas e capazes. Estas equipes beneficiam-se do apoio de consultores e redes externas.
  • Já os dados considerados de suporte, facilitadores dos processos de tomada de decisão, mas não necessariamente críticos, podem ter sua análise terceirizada.

Atenção para o detalhe: podem e devem! A base da Data Analytics e sua capacidade de transformar os negócios está na visão de que todos os dados devem ser analisados. É a análise que determinará o que é ou não relevante.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog de ideias da GoToData

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn