Esse sorriso não me engana!

2 de agosto de 2019 Posted by Data Science, Tecnologia 1 thought on “Esse sorriso não me engana!”

Com algoritmo que analisa sorrisos, cientistas avançam na área de reconhecimento facial e inteligência artificial.

O desenvolvimento das técnicas de reconhecimento facial anda de vento em popa, como já tratamos em outros artigos. Os benefícios são vários mas há também uma série de controvérsias – o que não tem sido raro quando analisamos os impactos das novas tecnologias. 

Na academia os pesquisadores buscam expandir os limites desse campo. Na Universidade de Bradford, Grã-Bretanha, cientistas deram um passo adiante: desenvolveram um software capaz de distinguir falsas expressões faciais

A partir dos algoritmos, é possível detectar se um sorriso é genuíno ou forçado. Primeiro o sistema mapeia os traços da face, identificando olhos, boca, bochechas e nariz. Depois ele registra o movimento no decorrer do sorriso e compara com as imagens já armazenadas de sorrisos legítimos e falsos. 

“Um sorriso é talvez a mais comum das expressões faciais e é uma maneira poderosa de sinalizar emoções positivas”, afirmou o coordenador da pesquisa Hassan Ugail, professor de computação visual da Universidade de Bradford. Curiosamente, os movimentos mais significativos característicos dos sorrisos verdadeiros aconteciam ao redor dos olhos, o que vai de encontro à popular afirmação de que um sorriso pode ser visto nos olhos de quem sorri.

Ainda que pareça um experimento simplório e aparentemente sem muitas aplicações práticas, o estudo é promissor e relevante. “Técnicas para analisar expressões faciais humanas avançaram dramaticamente nos últimos anos, mas a distinção entre sorrisos genuínos e posados ​​continua sendo um desafio porque os humanos não são bons em captar as pistas relevantes”, comenta o professor Hassan. 

Com o desenvolvimento dessas possibilidades, o sistema pode auxiliar na interação entre humanos e computadores e colaborar, por exemplo, em processos de identificação biométrica. Para os cientistas sociais e da área clínica, pode também ajudar na obtenção de mais informações sobre emoções e comportamento. 

Tags: ,

1 thought on “Esse sorriso não me engana!”

  1. Paula disse:

    Super curti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog de ideias da GoToData

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn