A Terra em 3D

14 de novembro de 2018 Posted by Data Science, Tecnologia 0 thoughts on “A Terra em 3D”

Agência espacial alemã cria e divulga mapa da Terra em três dimensões.

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla no idioma germânico) disponibilizou para cientistas do mundo todo uma base de dados com um mapeamento detalhado da superfície terrestre. Por meio dos satélites TerraSAR-X e TanDEM-X, mais de 148 milhões de km² foram varridos, dando origem à mais detalhada descrição já feita de nosso relevo.

A precisão do mapa é de impressionar. Sua resolução é de 90 metros, ou seja, é como se nosso planeta tivesse sido dividido em quadrados de 90 metros de lado. Em cada um desses quadros a dimensão vertical é registrada na casa dos metros, conferindo ao mapeamento um detalhamento incrível.

O arquivo completo tem mais de 500 GB e pode ser acessado mediante um registro na página do DLR. Em uma próxima fase do processo os pesquisadores utilizarão de tecnologia mais avançada, na qual satélites utilizarão frequências com ondas de maior comprimento, permitindo esmiuçar ainda mais as informações. Se atualmente fizeram algo como um Raio X do globo, a ideia é poder fazer, em breve, uma tomografia do planeta. Na próxima fase o diagnóstico será capaz, por exemplo, de estimar com precisão o volume de biomassa existente na Terra.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog de ideias da GoToData

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn