Onde está a inteligência artificial?

16 de agosto de 2019 Posted by Tecnologia, Tendências 0 thoughts on “Onde está a inteligência artificial?”

Conheça algumas das aplicações mais comuns dessa tecnologia no mundo corporativo.

A inteligência artificial é um dos ramos da tecnologia que mais avança e promete revolucionar cada vez mais nosso modo de viver, trabalhar e estabelecer relações. Tema atualíssimo, não à toa ele aparece com frequência aqui em nosso blog

Alguns usos ainda são incipientes e há outros que ainda sequer conseguimos imaginar, mas já existem alguns setores em que a inteligência artificial está em franca utilização. Um dos exemplos de aplicação mais difundida é na análise preditiva. A partir de grandes volumes de dados e da aplicação de machine learning e deep learning, sistemas podem apontar previsões com alto índice de assertividade. 

Os algoritmos das plataformas de filmes, séries e músicas, ou mesmo de venda de produtos, capazes de analisar o histórico de visualização/compra e indicar novos produtos, são bons exemplos disso. Também as previsões meteorológicas, os sistemas que indicam quando um equipamento está prestes a apresentar defeito e mesmo computadores utilizados em análises laboratoriais e diagnósticos mostram as variadas potencialidades da inteligência artificial. 

A automação de processos de Tecnologia da Informação (TI) é outro dos amplos campos em que a IA é utilizada. Além disso, o segmento se vale da especialização de seus colaboradores para adotar práticas das mais avançadas, abrigando a vanguarda no contexto das grandes organizações. Controle de qualidade e segurança cibernética também vêm despontando como foco de investimentos e desenvolvimento de IA. 

Segundo a consultoria Gartner, 75% das empresas incrementaram seus investimentos em tecnologia em 2018 com foco na melhoria da satisfação de seus clientes. E a inteligência artificial apareceu com destaque nessa pesquisa, sendo citada por 53% dos participantes como tendo o maior impacto na experiência dos consumidores. Por sua vez, 39% mencionaram chatbots e assistentes virtuais, ferramentas que também contam com a IA em seu funcionamento.

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog de ideias da GoToData

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn